Indios Pataxó participam do Congresso Empresárial em Porto Seguro
SÃO PAULO - Vinte índios da tribo Pataxó da Aldeia Mãe em Porto Seguro vão se apresentar, dias 4 e 5, durante a 4ª edição do Salão de Turismo, que acontece no Anhembi, em São Paulo. Eles vão dançar para o público a convite do Ministério do Turismo. Para o índio Eyhnã Pataxó, 18 anos, o salão está sendo uma oportunidade de divulgar a cultura e as tradições de seus antepassados. Ele que confecciona cocar, colares, pulseiras e correntes para vender na própria aldeia, espera voltar a São Paulo no próximo ano para vender seus produtos.
Segundo o gestor de projetos do Sebrae Enivaldo Piloto, os índios também estão no salão para divulgar o Projeto Economia da Experiência, uma parceria entre Sebrae, Ministério do Turismo, Instituto Marca Brasil, Prefeitura de Porto Seguro e Convention Bureau que visa aumentar a procura pelo destino com a mudança de cultura dos empresários, que precisam valorizar as tradições e os diferenciais históricos da localidade.
Piloto acrescenta que um grupo de 29 empresários de Porto Seguro estão sendo sensibilizados para a Economia da Experiência e muitos deles mudaram seus estabelecimentos e de postura depois que entraram no projeto.
Além de Porto Seguro, outras quatro cidades estão participando dentro do projeto. São elas Bonito (Mato Grosso do Sul), Petrópolis (RJ), Belém (Pará) e Gramado (Rio Grande do Sul).
Conforme as linhas gerais do projeto, economia da experiência não significa apenas agregar valor a produtos ou serviços. Esse é apenas um passo para se chegar à essência do conceito, que é realizar sonhos, desejos e transformar cada empreendimento em um palco, onde o ator principal é o turista.
Segundo o gestor de projetos do Sebrae Enivaldo Piloto, os índios também estão no salão para divulgar o Projeto Economia da Experiência, uma parceria entre Sebrae, Ministério do Turismo, Instituto Marca Brasil, Prefeitura de Porto Seguro e Convention Bureau que visa aumentar a procura pelo destino com a mudança de cultura dos empresários, que precisam valorizar as tradições e os diferenciais históricos da localidade.
Piloto acrescenta que um grupo de 29 empresários de Porto Seguro estão sendo sensibilizados para a Economia da Experiência e muitos deles mudaram seus estabelecimentos e de postura depois que entraram no projeto.
Além de Porto Seguro, outras quatro cidades estão participando dentro do projeto. São elas Bonito (Mato Grosso do Sul), Petrópolis (RJ), Belém (Pará) e Gramado (Rio Grande do Sul).
Conforme as linhas gerais do projeto, economia da experiência não significa apenas agregar valor a produtos ou serviços. Esse é apenas um passo para se chegar à essência do conceito, que é realizar sonhos, desejos e transformar cada empreendimento em um palco, onde o ator principal é o turista.
Com informações: Radar64