A comunidade indígena do extremo sul acaba de conquistar um feito inédito com a confirmação do primeiro concurso publico entre índios, que deverá gerar cerca de noventa empregos na área da Educação. O concurso que já teve sua publicação no Diário Oficial foi confirmado pelo chefe do NAL (Núcleo de Apoio Local) da Funai, José Valério Silva Matos, o Zeca Pataxó. De acordo com Zeca, a conquista se deve ao apoio incondicional do deputado federal Luis Carreira (PFL BA), que se empenhou junto à Secretaria de Educação do estado, e conseguiu transformar em realidade este projeto, que passa a figurar como um marco, junto aos anseios indígenas. “Teremos professores indígenas lecionando para índios”, argumenta Zeca.O representante da Funai confirma ainda, que já tramita o processo para a liberação de recursos visando à construção de uma escola de segundo grau dentro da aldeia. “O projeto já foi encaminhado e o deputado sempre me mantém informado sobre seu andamento. Acredito, que em 2007, poderemos agraciar nossos jovens indígenas com a construção deste tão sonhado colégio”, afirma Zeca, salientando que atualmente, o índio que cursa o segundo grau, está matriculado em colégios estaduais.
Valério não poupa elogios ao deputado Luis Carreira e aos benefícios, segundo ele, conquistados pelo parlamentar baiano. “O trator que temos foi adquirido com recursos da Secretaria de Planejamento, e os esforço de Carreira, foi fundamental neste processo. Em 2007, possivelmente, receberemos mais duas máquinas idênticas”, acredita Zeca, vislumbrando o crescimento da agricultura indígena, caso se confirme esta aquisição.
na próxima segunda-feira, 05/06, onde será recebido pelo Ministro da Defesa, Valdir Pires.“Valdir Pires não esconde a simpatia que tem pelo nosso povo. Na oportunidade vou oficializar o convite para que venha à nossa região conhecer de perto às necessidades da comunidade”, afirma Zeca, prometendo uma grande recepção ao ministro, que muito já beneficiou a comunidade pataxó. “Na verdade, os políticos locais, na época de eleições, prometem muitas coisas para a gente, conseguindo muitos votos da comunidade indígena, mas na hora de lutar por benefícios, são poucos os que cumprem a palavra e se esforçam brigando por nossos anseios”, finaliza Zeca Pataxó, se referindo ao deputado Luis Carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado